Psicomotricidade infantil
A psicomotricidade infantil,
como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: motivar a capacidade
sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro
e as coisas); cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos
movimentos e da resposta corporal; organizar a capacidade dos movimentos
representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de
objetos reais e imaginários; fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas
capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção; ampliar e
valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal;
criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso,
único e exclusivo e uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos
demais. Deste modo, com o trabalho adequado da psicomotricidade em sala de aula
e com o auxílio e dedicação do educador poderá amenizar as dificuldades de
aprendizagem presenciadas pelos educandos, diminuindo o fracasso escolar,
contribuindo para uma educação de qualidade.
Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações
Acadêmicas – MG – Brasil – Nº 01 – Ano I – 05/2012 Reg.: 120.2.095–2011 –
PROEXC/UFVJM – www.ufvjm.edu.br/vozes visão
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