Atividade recreativa fundamentada na Psicomotricidade

Nome: Circuito maluco (Conceição, 1995)

  • Faixa Etária: crianças entre 9 a 15 anos.
  • Objetivo: Desenvolver sua coordenação motora, suas valências físicas, seu desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem motora.
  • I Estação: Ritmo. (È a forma de se deslocar no espaço obedecendo uma determinada sequência de movimentos) – Elevar os joelhos uni-lateralmente passando pelos cones (os cones deitados no chão).
  • II Estação: Equilíbrio. (Caracteriza – se com a forma de permanecer estático ou em movimento sobre uma ou mais bases do corpo) – Caminhar em cima de uma corda (a corda em forma da letra S).
  • III Estação: Agilidade. (Está relacionado aos exercícios que o aluno desenvolva a velocidade de deslocamento na execução dos exercícios) – Correr passando pelo primeiro cone de frente e depois voltar de costas, continuando assim progressivamente, e faz assim até o final (o cone em pé).
  • IV Estação: Lateralidade. (Está relacionado a desenvolver as partes laterais do corpo, as partes da frente e de trás do corpo, dando ênfase aos lados direito e esquerdo) – Pular com o pé esquerdo no arco amarelo (2arcos) e depois pular com o pé direito no arco vermelho (2 arcos), (o arco pouco afastado um do outro).
  • V Estação: Percepção óculo pedal. A criança fica dentro do arco vermelho e joga a bola com a mão dentro do outro arco que é azul, (o arco azul vai estar pendurado no alto), só vale ponto se acertar no centro do arco azul com a bola.
  • VI Estação: Percepção de tempo. (Está relacionado ao tempo que dura um determinado exercício ou movimento) - O professor vai solicitar que a criança fique em pé de um lado da quadra (que é o começo), este lançará uma bola rolando até o final da quadra e solicitará que a criança corra e tente chegar primeiro que a bola, chegando primeiro a criança ganha o ponto.
  • VII Estação: Percepção de espaço. (Está relacionado ao espaço que os movimentos do corpo pode percorrer e ocupar. È o deslocamento do corpo respeitando os espaços naturais). O professor colocará espalhado na quadra vários obstáculos (cones, cordas, bolas) e solicitará que a criança corra sem esbarrar nos obstáculos e nos amigos.
http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/atividades-psicomotoras-e-de-integracao-social-em-locais-de-risco-e-vulnerabilidade-social

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