A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
A importância do
profissional de educação física dentro da escola, onde ele irá ajudar a
trabalhar não o desenvolvimento motor, como também o intelectual e também irá
ajudar para que as crianças possuam um convívio em sociedade mais harmonioso.
Os pais nunca conseguem identificar qual seria
o momento certo para começar a trabalhar esses aspectos psicomotores nas
crianças.
A psicomotricidade pode ser definida como a
ciência que estuda o homem através de seu corpo em movimentos, suas relações
internas e externas. Seu estudo está ligado a três premissas principais: o
movimento, o intelecto e o afeto. Destarte, psicomotricidade tem fortes
relações com o processo de aprendizagem (OLIVEIRA, 2013).
Na infância as crianças passam por inúmeras
situações diferentes, onde nós profissionais da educação física, devemos observar
com mais cautela o que se diz respeito ao desenvolvimento psicomotor da
criança, além do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.
Também para compreender a importância da
psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem na educação, tendo como
referência as brincadeiras desenvolvidas em contexto escolar, séries iniciais
do ensino fundamental, bem como compreender o papel do profissional de Educação
Física no desenvolvimento psicomotor de crianças nas séries iniciais do ensino
fundamental.
Sendo
assim, as escolas, nas séries iniciais do ensino fundamental, possuem um papel
de extrema importância, pois influencia diretamente no desenvolvimento do
aluno, podendo ajudar na melhoria da aptidão física, e no desenvolvimento
psicomotor utilizando jogos lúdicos, brincadeiras que estimulam o lado
cognitivo, motor e sócio afetivo da criança. Como exemplos pode-se citar: pular
corda, se
equilibrar em um pé só, pular amarelinha, entre
outras atividades, que são importantes nessa fase.
Em 1900 o termo psicomotricidade foi utilizado
pela primeira vez, por Wernik para definir uma doença: debilidade motora. Sendo
assim começaram a observar que certos movimentos do corpo não se encontravam em
sintonia, sempre existindo limitações motoras quando eram executados alguns
movimentos, mesmo sem detectar algumas lesões no cérebro.
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA INFÂNCIA.
Google acadêmico. Disponível em: http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5857/1/21099360.pdf. Acessado em 23/03/2017
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