A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil






A importância do profissional de educação física dentro da escola, onde ele irá ajudar a trabalhar não o desenvolvimento motor, como também o intelectual e também irá ajudar para que as crianças possuam um convívio em sociedade mais harmonioso.
Os pais nunca conseguem identificar qual seria o momento certo para começar a trabalhar esses aspectos psicomotores nas crianças.
A psicomotricidade pode ser definida como a ciência que estuda o homem através de seu corpo em movimentos, suas relações internas e externas. Seu estudo está ligado a três premissas principais: o movimento, o intelecto e o afeto. Destarte, psicomotricidade tem fortes relações com o processo de aprendizagem (OLIVEIRA, 2013).
Na infância as crianças passam por inúmeras situações diferentes, onde nós profissionais da educação física, devemos observar com mais cautela o que se diz respeito ao desenvolvimento psicomotor da criança, além do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.
Também para compreender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem na educação, tendo como referência as brincadeiras desenvolvidas em contexto escolar, séries iniciais do ensino fundamental, bem como compreender o papel do profissional de Educação Física no desenvolvimento psicomotor de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental.
Sendo assim, as escolas, nas séries iniciais do ensino fundamental, possuem um papel de extrema importância, pois influencia diretamente no desenvolvimento do aluno, podendo ajudar na melhoria da aptidão física, e no desenvolvimento psicomotor utilizando jogos lúdicos, brincadeiras que estimulam o lado cognitivo, motor e sócio afetivo da criança. Como exemplos pode-se citar: pular corda, se
equilibrar em um pé só, pular amarelinha, entre outras atividades, que são importantes nessa fase.

Em 1900 o termo psicomotricidade foi utilizado pela primeira vez, por Wernik para definir uma doença: debilidade motora. Sendo assim começaram a observar que certos movimentos do corpo não se encontravam em sintonia, sempre existindo limitações motoras quando eram executados alguns movimentos, mesmo sem detectar algumas lesões no cérebro.


A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA INFÂNCIA. Google acadêmico. Disponível em: http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5857/1/21099360.pdf. Acessado em 23/03/2017

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